domingo, abril 25, 2010

Um pouco de verde em pequenos espaços

    Muitas vezes os espaços que dispomos para a execução de um jardim são pequenos, principalmente quando se fala de apartamentos,ou em casas do tipo padrão onde o que nos resta é a varanda ou pequenos espaços na área, não é? Mas, nem por isso, é necessário deixar de lado a idéia de ter um jardim.
           Por ser pequeno, este espaço necessita de planeamento e cuidado para que haja integração com a decoração do espaço próximo.
          Se o seu jardim é pequeno e não quer que lhe falte nada, siga estas sugestões para tirar o máximo partido do espaço.

1. ÁGUA PARA REFRESCAR O AMBIENTE

A construção de um canteiro à base de pedras deve seguir um modelo circular com plantas aquáticas que emergem a partir do centro de um pequeno lago. Fácil e modesta, é suficiente para refrescar o ambiente de forma localizada, o que é conseguido pela vegetação circundante composta por ageratos, escabiosas e tanacetos, sobretudo nas quentes tardes de Verão. Se for pequeno, o lago não dará problemas quer a nível de construção, quer de manutenção. Em termos de cuidados, as atenções vão para a vigilância da expansão das plantas aquáticas e a limpeza da água.



2. MANUTENÇÃO FÁCIL EM MACIÇOS ELEVADOS
Elevando a superfície de plantação com um murete, como um de betão pintado, consegue numerosas vantagens. Por um lado, ao ter as plantas ao alto, o acesso a estas é mais fácil porque não tem que se curvar. Por outro lado, permite cultivar espécies de solo distintas às do jardim, sobretudo no que se refere a acidez, alcalinidade e humidade. Mesmo por cima do nível do solo deixe algumas aberturas e coloque uma capa de gravilha no fundo para facilitar a drenagem.



3. PLANTANDO SOBRE A MESA
Para quem tem mesmo pouco espaço e gosta de jardins, ou para quem não pode se ajoelhar o jardim em cima de uma mesa é a opção ideal. Utilize uma mesa que possa com algum peso, e encha-a com vasos de flores, plantas de jardim e ervas aromáticas. Neste jardim não vai ser necessário arrancar ervas daninhas, utilizar o ancinho ou qualquer outro tipo de ferramenta de jardinagem. Para o manter belo bastará regar os vasos de vez em quando para que as plantas e flores se mantenham em boa forma. Este é um tipo de jardinagem que não requer muito tempo e irá lhe poupar-lhe as costas.



4. AVANTAGEM DOS VASOS
Os vasos de flores são uma ótima opção para quem quer dar alguma cor a locais onde não há terra. Os pátios, terraços, varandas e átrios ficam muito bonitos enfeitados com vasos de flores e plantas. Para diminuir as regas escolha plantas de exterior que sejam resistentes à seca. Se possível use vasos de flores grandes para a terra não secar facilmente. Pode também colocar terra já misturada com cristais para reter melhor a água.


5. AS ÁRVORES SÃO FUNDAMENTAIS
Mesmo que o jardim seja pequeno, este precisa de árvores sempre verdes, para oferecer sentido de estrutura. As variedades de árvores ‘anão’ são a opção idela para jardins com pouco espaço. Pode também comprar na sua estufa local, plantas ‘anão’, que enfeitarão muito bem o seu jardim pequeno, embelezando a paisagem.



6. DEIXE ESPAÇO PARA RELAXAR
É imprescindível que o seu jardim, por mais pequeno que seja, tenha um espaço reservado para colocar um banco de jardim ou umas cadeiras. O objetivo principal de ter um jardim não é só para cuidar e regar, o mais importante é desfrutar dele.


7.FAÇA O PLANEJAMENTO PARA TER FLORES O ANO TODO
Para o seu jardim ter cor durante todo o ano faça uma selecção e escolha plantas de exterior com tempo de floração diferentes. Desta forma irá ter sempre alguma a florir.
As flores do jardim na...

PRIMAVERA : Gardênia, agapanto, falso-íris
VERÃO:Gardênia, agapanto, falso-íris
OUTONO: Cerejeira-do-japão, azaléia-anã
INVERNO: Clerodendro, azaléia-anã
O ANO INTEIRO: Minirrosa, bulbine, helicônia, impatiens, dipladênia, primavera

Um comentário:

  1. Cada vez mais acho que você está na profissão errada, você deveria ser decoradora... ^^

    ResponderExcluir